Buenos Aires é uma cidade radiante, não só a luz do dia mas, principalmente a noite. Assim é a capital Argentina, lugar que tem o poder de seduzir durante as 24 horas do dia. A beleza de suas ruas, praças, parques, edifícios e monumentos revela, em cada detalhe, a força de um povo que, históricamente luta pelos seus ideais.
Ao mesmo tempo, Buenos Aires transpira cultura em todos os cantos, sempre embalada pelo ritmo forte e marcante do tango, a música que tornou o país verdadeiramente conhecido em todo o mundo.
Para os Argentinos, Buenos Aires é um autêntico pedacinho da Europa em território sul-americano. Sua elegância e beleza realmente demonstram que a cidade nada fica a dever ao Velho Continente.
Plaza de Mayo
Este é, sem dúvida, o local mais importante da Argentina do ponto de vista histórico. Ao seu redor, existem diversos edifícios e lugares que merecem ser visitados.
Casa Rosada
Horário: visitas guiadas, agendadas com antecedência, acontecem às 2ª, 3ª, 5ª e 6ª feiras, das 10 às 18hs; domingos, das 14 às 18h
O Museo del Cabildo y la Revolución de Mayo conta a história da revolução de maio de 1810, que culminou com a formação do primeiro governo argentino.
Cathedral de Córdoba
Horário: diariamente, das 8 às 18:30hs
Uma das primeiras igrejas de Buenos Aires, construída entre 1758 e 1807, é um dos principais símbolos da cidade. Plaza Del Congreso
Cencentra alguns dos principais edifícios públicos e monumentos de toda a Argentina, como a sede do Congreso Nacional e o Monumento de Los Dos Congresos. Junto à praça, nasce a Avenida de Mayo, uma das mais importantes da cidade.
La Manzana de las Luces
Horário: sábados e domingos, das 8 às 17hs
Localizada a duas quadras do Cabildo, reúne elementos históricos como a Igreja de San Ignacio de Loyola - a mais antiga da cidade - e os túneis da época colonial.
Plaza San Martin
A praça tem o nome de um dos heróis nacionais, o general de San Martin, mas homenageia, também, os soldados argentinos mortos na Guerra das Malvinas em 1982. Ao redor da praça, uma série de edifícios merece a visita, como Palácio La Paz, Museo de Armas, Basílica del Santíssimo Sacramento, Museo Nacional Ferroviário e Palacio San Martim.
Plaza de la República
No cruzamento da Avenida 9 de Julio com a Avenida Corrientes, a praça abriga o Obelisco de 67 metros de altura, inaugurado em 1936, durante as comemorações dos 400 anos de fundação de Buenos Aires.
Localização: Avenida 9 de Julio, entre as Calles Tucumán e Viamonte
Horário: visitas guiadas, de 2ª à 6ª feira, das 9 às 16hs; sábados, das 9 às 12hs
Teatro Colón
Inaugurado em 1908 é, até hoje, um dos maiores e mais belos teatros de ópera de todo o mundo. Com capacidade para 4 mil pessoas, tem na rica decoração interna um de seus destaques. Os jornais locais trazem a programação atualizada de espetáculos.
La City
Lojas de grifes famosas, além de inúmeros restaurantes, churrascarias e cinemas, compõe o cenário de toda a área. Destaque especial para a Calle Florida, uma das ruas de Buenos Aires de maior movimentação de turistas, principalmente brasileiros.
Igreja de La Merced
Localização: Calle Reconquista, 207
Horário: diariamente, das 8 às 18:30
Museo y Biblioteca Mitre
Localização: Calle San Martin, 336
Horário: de 3ª à 6ª feira, das 14 às 18hs
Museo de la Ciudad
Localização: Calle Alsina, 412
Horário: de 2ª à 6ª feira, das 11 às 19hs; sábados e domingos, das 15 às 19hs
Museo Etnográfico J. B. Ambrosetti
Localização: Calle Moreno, 350
Horário: de 2ª à 6ª feira, das 14 às 18hs; sábados e domingos, das 14 às 19hs
Teatro Avenida
Localização: Avenida de Mayo, 1.222
Horário: visitas guiadas às 2ª, 3ª e 5ª feiras, às 11hs e às 17hs
Centro Cultural San Martin
Localização: Avenida Corrientes, 1.530
Horário: diariamente (exceto às 4ª feiras), das 9 às 18hs
Café Tortoni
Localização: Avenida de Mayo, 829
Horário: diariamente, 24 horas por dia
O número 829 é parada obrigatória. Lá está a sede da Tortoni, a mais antiga cafeteria literária de Buenos Aires, aonde o visitante desfruta, simultaneamente, de café, livros e tango.
SAN TELMO
Museo Municipal de Arte Moderna
Localização: Calle San Juan, 350
Horário: de 2ª à 6ª feira, das 10 às 20hs; sábados e domingos, das 12 às 20 hs
Um dos mais importantes museus de arte da capital argentina, com obras de diversos artistas do século XX. LA BOCA O pitoresco bairro foi fundado por imigrantes genoveses. Um tour pela região deve, obrigatoriamente, começar pela Plaza Vuelta de Rocha, próximo à Avenida Pedro de Mendoza. A partir dali, caminhe pela Calle Caminito, uma pequena rua fechada ao trânsito, com diversos cafés e teatros, até chegar ao legendário estádio de La Bombonera, onde o mais popular time de futebol da Argentina, o Boca Juniors, sedia os seus jogos. COSTANERA SUL
Puerto Madero
Entre La City e o Rio de La Plata, próximo à Avenida Costanera, encontram-se as antigas docas e depósitos do século XIX, recentemente convertidas em modernos escritórios e luxuosos restaurantes e que proporcionam aos turistas excelentes opções de entretenimento, tanto de dia quanto à noite.
Parque Natural Costanera Sul
Localização: Avenida Tristán Achabal Rodriguez, 1.550
Horário: diariamente, das 8 às 18hs
O local foi construído artificialmente numa área próxima ao Rio de La Plata, num sistema semelhante ao dos diques holandeses. O lugar abriga mais de 200 espécies de pássaros, incluindo algumas ameaçadas de extinção, e também oferece diversas trilhas para caminhadas.
RECOLETA
Um dos mais elegantes bairros de Buenos Aires, situado a 1,5km de Plaza de San Martin, é famoso por suas mansões e confeitarias. Mas há muito mais para ver: Centro Cultural Recoleta
Localização: Avenida Quintana, esquina com Calle Ortiz
Horário: de 3ª à 6ª feira, das 14 às 21hs; sábados e domingos, das 10 às 21hs
Reúne uma série de locais de exposições, como o Museo de Arte Moderna Eduardo Sivori, o Buenos Aires Design Center, o Plaza San Martin de Tours e o Palais de Glace.
Museo de Motivos Populares Argentinos José Hernández
Localização: Avenida del Libertador, 2.373
Horário: de 4ª à 6ª feira, das 13 às 19hs; sábados e domingos, das 15 às 19hs
Trata-se do mais importante museu folclórico de toda a Argentina. PALERMO
O maior parque da região, com lagos, jardim japonês e diversas alamedas. Uma de suas atrações é o Planetarium, em que, além das exibições de filmes sobre astronomia, expõe fragmentos de meteoritos que caíram sobre a região de Campo del Cielo (nordeste do país) em eras passadas.
Jardim Zoológical
Horário: de 3ª à Domingo, das 9:30 às 18:30
Este bairro é conhecido pelo grande número de museus que abriga. Entre os principais, estão:
Museo Histórico Sarmiento
Localização: Calle Cuba, 2.079
Horário: de 3ª à Domingo, das 15 às 19hs
Museo de Arte Espanhõl Enrique Larreta
Localização: Avenida Rafael Obligado com Calle Juramento, altura do número 2.291
Horário: 2ª, 3ª e 6ª feiras, das 14 às 19:45; sábados e domingos, das 15 às 19hs