Informações da Cidade

 

 

 

 

 

Buenos Aires é uma cidade radiante, não só a luz do dia mas, principalmente a noite. Assim é a capital Argentina, lugar que tem o poder de seduzir durante as 24 horas do dia. A beleza de suas ruas, praças, parques, edifícios e monumentos revela, em cada detalhe, a força de um povo que, históricamente luta pelos seus ideais.

 

Ao mesmo tempo, Buenos Aires transpira cultura em todos os cantos, sempre embalada pelo ritmo forte e marcante do tango, a música que tornou o país verdadeiramente conhecido em todo o mundo.

Para os Argentinos, Buenos Aires é um autêntico pedacinho da Europa em território sul-americano. Sua elegância e beleza realmente demonstram que a cidade nada fica a dever ao Velho Continente.

 

 

Plaza de Mayo

 

Este é, sem dúvida, o local mais importante da Argentina do ponto de vista histórico. Ao seu redor, existem diversos edifícios e lugares que merecem ser visitados.

 

Casa Rosada

 Horário: visitas guiadas, agendadas com antecedência, acontecem às 2ª, 3ª, 5ª e 6ª feiras, das 10 às 18hs; domingos, das 14 às 18h

 


O Museo del Cabildo y la Revolución de Mayo conta a história da revolução de maio de 1810, que culminou com a formação do primeiro governo argentino.

 

Cathedral de Córdoba
Horário: diariamente, das 8 às 18:30hs


Uma das primeiras igrejas de Buenos Aires, construída entre 1758 e 1807, é um dos principais símbolos da cidade. Plaza Del Congreso
Cencentra alguns dos principais edifícios públicos e monumentos de toda a Argentina, como a sede do Congreso Nacional e o Monumento de Los Dos Congresos. Junto à praça, nasce a Avenida de Mayo, uma das mais importantes da cidade.

 

La Manzana de las Luces
Horário: sábados e domingos, das 8 às 17hs


Localizada a duas quadras do Cabildo, reúne elementos históricos como a Igreja de San Ignacio de Loyola - a mais antiga da cidade - e os túneis da época colonial.

 

Plaza San Martin

 A praça tem o nome de um dos heróis nacionais, o general de San Martin, mas homenageia, também, os soldados argentinos mortos na Guerra das Malvinas em 1982. Ao redor da praça, uma série de edifícios merece a visita, como Palácio La Paz, Museo de Armas, Basílica del Santíssimo Sacramento, Museo Nacional Ferroviário e Palacio San Martim.

 

 

Plaza de la República

No cruzamento da Avenida 9 de Julio com a Avenida Corrientes, a praça abriga o Obelisco de 67 metros de altura, inaugurado em 1936, durante as comemorações dos 400 anos de fundação de Buenos Aires. 
Localização: Avenida 9 de Julio, entre as Calles Tucumán e Viamonte
Horário: visitas guiadas, de 2ª à 6ª feira, das 9 às 16hs; sábados, das 9 às 12hs

Teatro Colón
Inaugurado em 1908 é, até hoje, um dos maiores e mais belos teatros de ópera de todo o mundo. Com capacidade para 4 mil pessoas, tem na rica decoração interna um de seus destaques. Os jornais locais trazem a programação atualizada de espetáculos.

 

La City

 

 

Lojas de grifes famosas, além de inúmeros restaurantes, churrascarias e cinemas, compõe o cenário de toda a área. Destaque especial para a Calle Florida, uma das ruas de Buenos Aires de maior movimentação de turistas, principalmente brasileiros.

 

 

Igreja de La Merced

Localização: Calle Reconquista, 207
Horário: diariamente, das 8 às 18:30 

Museo y Biblioteca Mitre 

 Localização: Calle San Martin, 336
Horário: de 3ª à 6ª feira, das 14 às 18hs

Museo de la Ciudad

 Localização: Calle Alsina, 412
Horário: de 2ª à 6ª feira, das 11 às 19hs; sábados e domingos, das 15 às 19hs

Museo Etnográfico J. B. Ambrosetti

Localização: Calle Moreno, 350
Horário: de 2ª à 6ª feira, das 14 às 18hs; sábados e domingos, das 14 às 19hs

Teatro Avenida

Localização: Avenida de Mayo, 1.222
Horário: visitas guiadas às 2ª, 3ª e 5ª feiras, às 11hs e às 17hs

Centro Cultural San Martin

Localização: Avenida Corrientes, 1.530
Horário: diariamente (exceto às 4ª feiras), das 9 às 18hs

Café Tortoni

Localização: Avenida de Mayo, 829
Horário: diariamente, 24 horas por dia


O número 829 é parada obrigatória. Lá está a sede da Tortoni, a mais antiga cafeteria literária de Buenos Aires, aonde o visitante desfruta, simultaneamente, de café, livros e tango.

 

 

SAN TELMO

 

Um dos bairros mais antigos de Buenos Aires, localizado ao sul da Plaza de Mayo, ostenta casas coloniais restauradasm, onde residem muitos artistas. Existem numerosas "tanguerías", como são chamadas as casas de tango, proporcionando uma agitada vida noturna. Outro destaque é a Plaza Dorrego, onde todos os domingos, das 10 às 17hs, acontece uma concorrida feira de artesanato e antiguidades. Uma vez em San Telmo, não deixe de visitar também:

 

Museo Municipal de Arte Moderna

Localização: Calle San Juan, 350
Horário: de 2ª à 6ª feira, das 10 às 20hs; sábados e domingos, das 12 às 20 hs


Um dos mais importantes museus de arte da capital argentina, com obras de diversos artistas do século XX. LA BOCA O pitoresco bairro foi fundado por imigrantes genoveses. Um tour pela região deve, obrigatoriamente, começar pela Plaza Vuelta de Rocha, próximo à Avenida Pedro de Mendoza. A partir dali, caminhe pela Calle Caminito, uma pequena rua fechada ao trânsito, com diversos cafés e teatros, até chegar ao legendário estádio de La Bombonera, onde o mais popular time de futebol da Argentina, o Boca Juniors, sedia os seus jogos. COSTANERA SUL

 

 

Puerto Madero

Entre La City e o Rio de La Plata, próximo à Avenida Costanera, encontram-se as antigas docas e depósitos do século XIX, recentemente convertidas em modernos escritórios e luxuosos restaurantes e que proporcionam aos turistas excelentes opções de entretenimento, tanto de dia quanto à noite.

 

Parque Natural Costanera Sul

Localização: Avenida Tristán Achabal Rodriguez, 1.550
Horário: diariamente, das 8 às 18hs


O local foi construído artificialmente numa área próxima ao Rio de La Plata, num sistema semelhante ao dos diques holandeses. O lugar abriga mais de 200 espécies de pássaros, incluindo algumas ameaçadas de extinção, e também oferece diversas trilhas para caminhadas.

 

 

RECOLETA

Um dos mais elegantes bairros de Buenos Aires, situado a 1,5km de Plaza de San Martin, é famoso por suas mansões e confeitarias. Mas há muito mais para ver: Centro Cultural Recoleta
Localização: Avenida Quintana, esquina com Calle Ortiz
Horário: de 3ª à 6ª feira, das 14 às 21hs; sábados e domingos, das 10 às 21hs


Reúne uma série de locais de exposições, como o Museo de Arte Moderna Eduardo Sivori, o Buenos Aires Design Center, o Plaza San Martin de Tours e o Palais de Glace.

 

Museo de Motivos Populares Argentinos José Hernández

Localização: Avenida del Libertador, 2.373
Horário: de 4ª à 6ª feira, das 13 às 19hs; sábados e domingos, das 15 às 19hs


Trata-se do mais importante museu folclórico de toda a Argentina. PALERMO

 

Um dos mais belos bairros da capital argentina, devido aos seus inúmeros parques. Confira: Parque Tres de Febrero

O centro financeiro da capital Argentina atrai visitantes, não só pela beleza dos modernos edifícios da região mas, principalmente, pelo fervescente comércio da região.


O maior parque da região, com lagos, jardim japonês e diversas alamedas. Uma de suas atrações é o Planetarium, em que, além das exibições de filmes sobre astronomia, expõe fragmentos de meteoritos que caíram sobre a região de Campo del Cielo (nordeste do país) em eras passadas.

 

Jardim Zoológical

 

Localização: Avenida Sarmiento
Horário: de 3ª à Domingo, das 9:30 às 18:30

Este bairro é conhecido pelo grande número de museus que abriga. Entre os principais, estão:

 

Museo Histórico Sarmiento

Localização: Calle Cuba, 2.079
Horário: de 3ª à Domingo, das 15 às 19hs

 

Museo de Arte Espanhõl Enrique Larreta 

Localização: Avenida Rafael Obligado com Calle Juramento, altura do número 2.291
Horário: 2ª, 3ª e 6ª feiras, das 14 às 19:45; sábados e domingos, das 15 às 19hs